INESQUECÍVEL FESTIVAL MOTO BRASIL NO RIOCENTRO

O Festival Moto Brasil 2025 na sua 13ª edição reafirmou sua posição como uma das principais plataformas de negócios, cultura e experiências do setor de duas rodas no país. Realizado no Riocentro, no Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 7 de setembro, com abertura já na quinta-feira para a Avant-Première, o evento recebeu mais de 65 mil visitantes entre profissionais do setor, imprensa, influenciadores, motogrupos e motoclubes – mais de 500 cadastrados previamente –, além de um grande fluxo espontâneo, em especial no sábado, considerado o dia de maior movimento.

Com um público diversificado e qualificado, o Festival gerou R$ 3,5 milhões em negócios concretizados durante os dias de evento, número que deve crescer nos próximos meses a partir das negociações iniciadas no Riocentro. O evento ocupou uma área total de 19 mil metros quadrados, sem contar a área de test ride e o estacionamento exclusivo para motos.

Estiveram presentes marcas como Bajaj, BMW, Can-Am, Cavaletta, CF Moto, Dafra, Fun Motors, Gotrix, Harley-Davidson, Haojue, Kawasaki, Polaris, Royal Enfield, Sea-Doo, Suzuki, Triumph, Yadea e Zontes, além de empresas de peças, acessórios, vestuário e serviços.

Até a turma da Operação Lei Seca esteve presente fazendo trabalho de conscientização. A edição de 2025 também marcou a parceria estratégica com a Suotong – Pavilhão Chinês, reforçando o intercâmbio internacional e abrindo espaço para novas oportunidades de negócios e cooperação entre empresas brasileiras e chinesas.

O Festival contou ainda com a presença de suas marcas oficiais: Repsol Lubrificantes, Royal Enfield com a Shotgun 650 como moto oficial do evento e MT Helmets. No ambiente de negócios, a área de rodadas reuniu montadoras, fabricantes de motopeças, fornecedores, distribuidores e lojistas em busca de networking e parcerias estratégicas. No varejo, a Megastore Moto Brasil consolidou-se como um ponto de experiência de marca e conveniência, registrando movimento expressivo e se tornando um verdadeiro facilitador para que o consumidor atualizasse seus equipamentos básicos de segurança.

Além dos negócios, o Festival entregou uma programação vibrante que combinou música, adrenalina e experiências imersivas. A programação contou com grandes shows que marcaram os três dias de Festival.

Na sexta-feira, o público vibrou com Alex Cohen, no sábado, a energia ficou por conta da banda Faixa Etária e no domingo, o foi a vez da banda Black Monkees que fechou o evento com chave de ouro.

Teve Globo da Morte, manobra radicais com a equipe Ange`s Wheeling Show, foram realizados 1.020 testes de motos pelos visitantes, exposição de motos de competições antigas, motos clássicas, motos customizadas e no ambiente digital, a força da Garagem Digital, sob coordenação de Danilo Sacramento (canal Trocando o Óleo) e Eliana Malizia (movimento Aceleradas), se somou à mobilização de quase 40 influenciadores e jornalistas especializados, que produziram conteúdo em tempo real.

Que venha o Festival Moto Brasil 2026!




EXPOBLINDAGEM VAI ACONTECER EM SÃO PAULO
Mais de 30 especialistas nacionais e internacionais estarão na 1ª edição da EXPOBLINDAGEM, único evento mundial totalmente dedicado ao ecossistema da blindagem automotiva, que acontece nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, em São Paulo.
O seminário, que aborda temas como Negócios, Tendências, Usuários e Produtos, trará ainda mais de 15 conteúdos de marcas expositoras, com novidades em tecnologia e desenvolvimento.
Na área de exposição, mais de 30 expositores apresentarão seus portfolios.
Mais informações em exploblindagem.com.br.
PORSCHE APRESENTA O 911 MAIS POTENTE
A Porsche apresentou no Salão de Munique, na Alemanha, o novo modelo topo de linha da série 911: um inovador sistema de propulsão biturbo com tecnologia T-Hybrid, que torna o novo 911 Turbo S o 911 de produção mais potente já construído.
O esportivo de 711 cv, com tração integral, combina desempenho excepcional com alto nível de exclusividade, conforto em longas distâncias e usabilidade no dia a dia. Equipado com a inovadora e particularmente leve tecnologia T-Hybrid de 400 V, o modelo oferece 61 cv a mais em relação ao seu antecessor.
ROYAL ENFIELD REÚNE APAIXONADOS PELA MARCA NO MUNDO
No dia 21 de setembro, milhares de motociclistas ao redor do mundo vão se reunir para celebrar o espírito do motopurismo no One Ride 2025. Realizado simultaneamente em mais de 60 países, o evento convida proprietários e fãs da marca Royal Enfield a viverem uma experiência única de conexão, liberdade e comunidade sobre duas rodas.
A proposta do evento é simples e poderosa: reunir pessoas que compartilham a paixão pela Royal Enfield em trajetos organizados pelas concessionárias locais. Para participar, basta entrar em contato com a concessionária Royal Enfield mais próxima para saber o processo de inscrição.
LIVRO PARA ANDAR DE MOTO COM MAIS SEGURANÇA
Para ter mais segurança nada melhor do que ler sobre segurança. No dia 22 de setembro, às 19h30, na Livraria da Travessa do BarraShopping, será o lançamento o livro Na Garupa da Morte – Como Reverter a Realidade dos Acidentes de Moto.
Uma obra que nasceu da paixão pelas motocicletas de Flávio Bittencourt que é um instrutor e motociclista há mais de 40 anos. Mais do que histórias, o livro traz reflexões, dados e propostas para transformar a dura realidade dos acidentes de moto no Brasil em esperança de dias mais seguros.
CAOA CHERY ENTRE AS 10 MAIS DO BRASIL
A CAOA Chery encerrou agosto de 2025 com recordes de vendas e produção. Segundo dados da FENABRAVE, a marca alcançou 3,92% de participação no mercado total e figurou entre as 10 maiores montadoras do país.
No mês, foram 6.750 emplacamentos, o maior volume mensal já registrado pela marca, elevando o acumulado do ano até agosto para 41.727 unidades, alta de 8% sobre o mesmo período de 2024. 653).
No varejo, computando só a venda para particulares, a CAOA Chery atingiu a 7ª posição, com 6,73% de participação, o melhor resultado desde a chegada da marca ao Brasil em 2017.
PRODUÇÃO RECORDE DE MOTOCICLETAS EM MANAUS
As fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram 185.952 motocicletas em agosto, alcançando o melhor resultado do ano.
Segundo levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, o volume representa um crescimento de 13,4% em relação ao mesmo mês do ano passado e de 32,6% na comparação com julho.
Além disso, esse foi o melhor desempenho para o mês de agosto desde 2011.
AUDI RS Q8 É O SUV MAIS RÁPIDO
A Audi do Brasil anuncia o início da pré-venda do novo RS Q8 Performance, linha renovada da versão esportiva do utilitário de alto luxo da marca com motor 4.0 biturbo V8 de 640 cavalos, por R$ 1.295.990,00 00, preço exclusivo para as primeiras 30 unidades.
O modelo chega em versão única e oferece desempenho impressionante. Conta com freios de cerâmica de série, rodas com aros de 23 polegadas e uma extensa lista de equipamentos.
Além disso, bateu o recorde com a volta mais rápida de um SUV no lendário circuito de Nürburgring, na Alemanha.
CHEVROLET VAI PRODUZIR SPARK NO CEARÁ
A General Motors revelou que produzirá o Chevrolet Spark EUV no Brasil. O carro elétrico será feito no Ceará, mais precisamente na fábrica da Comexport instalada em Horizonte onde era a fábrica da Ford que produzia o Troller.
O início da produção acontecerá ainda em 2025, informou a montadora. A produção acontecerá no regime SKD (de Semi Knocked Down), em que as peças são importadas da China em kits pré-montados e o veículo é montado aqui.
A produção no Ceará deve seguir um ritmo inicial de 100 unidades por semana. O Chevrolet Spark EUV estreia no Brasil com unidades importadas da China.
O preço de lançamento é de R$ 159.990.
VOLKSWAGEN APRESENTA MAIS UM ELÉTRICO
A Volkswagen, maior fornecedora de carros elétricos na Alemanha e na Europa em 2025, apresentou um SUV elétrico compacto durante o Salão de Munique, na Alemanha, o ID. CROSS Concept.
Ele traz uma proposta que se adequa tanto para o uso na cidade quanto para viagens longas.
O ID. CROSS Concept é o quarto carro conceito compacto eletrificado que a Volkswagen apresenta e as versões de produção dos novos modelos chegarão ao mercado europeu a partir de 2026.
PARCERIA PORSCHE E GREENV PARA CARREGAR OS ELÉTRICOS
A GreenV, empresa brasileira fundada em 2021 inicia um novo ciclo de expansão, em parceria com a Porsche, com a instalação de 66 carregadores ultrarrápidos de 150 kW em rodovias estratégicas do país. O projeto, denominado Highway Charging Expansion 3.0, receberá investimentos conjuntos das duas empresas no total de R$ 70 milhões.
A previsão para entrega das novas estações de recarregamento para o público é até 2028. Essa iniciativa reforça a posição da GreenV como principal referência em tecnologia e infraestrutura de recarga no Brasil, atuando no desenvolvimento, implantação e gestão de hubs que irão transformar a experiência dos motoristas de veículos elétricos nas estradas. Cada estação contará com dois plugues de abastecimento: um exclusivo para modelos da Porsche e outro aberto a veículos de todas as marcas, promovendo a democratização da mobilidade elétrica no território nacional.
De acordo com Marcos Nogueira, COO da GreenV, o projeto alia inovação e inclusão: “Nosso compromisso é ampliar o acesso à recarga e garantir conveniência a todos os motoristas. As estações serão modernas, seguras e conectadas por aplicativo, permitindo até o gerenciamento de filas virtuais.
É um avanço que combina tecnologia própria, experiência do usuário e sustentabilidade”, destaca o executivo. A primeira unidade já está em funcionamento no restaurante A Quinta do Marquês, no km 57 da Rodovia Presidente Castelo Branco.
Outras 65 serão inauguradas nos próximos três anos, criando uma rede capaz de interligar regiões estratégicas para os usuários de veículos eletrificados.